gototopgototop
Assine a nossa Newsletter e receba em seu email, mensagens e noticias do Vale Imaculada Conceição!
PDF Imprimir E-mail

Perguntas Frequentes
Selecione um dos temas abaixo

Qualquer um pode visitar a comunidade?

     Sim. A Comunidade Fraterna recebe diariamente peregrinos vindos de diversas partes do Brasil e do exterior. Todos que vêm ao Vale são chamados, ou melhor, convidados por Nossa Senhora para ouvir a Palavra do Céu.

      Quem vai ao Vale deve saber que Maria Santíssima conduz todas as graças para que sua vinda aconteça. Ao receber o convite de Nossa Senhora, abra o seu coração e diga seu sim, dessa forma, tudo concorrerá para conhecer esse lugar maravilhoso que é o Vale.

      É importante sentir o desejo de estar perto das coisas de Deus no Santuário da Mãe de Piedade, para receber tamanha graça.

Onde se hospedam os peregrinos?

As próprias pessoas que compõem a Comunidade do Vale da Imaculada Conceição acolhem os peregrinos em suas casas.

No início das aparições, havia uma única casa, onde todos os visitantes dormiam. Essa casa passou a ser chamada pelos membros da comunidade como a “Casa Mãe”.

Com o passar dos anos, a “Casa Mãe” não foi suficiente para acolher tantos peregrinos e, assim, os membros da comunidade foram fazendo suas próprias casas, que, em geral, são simples. Nossa Senhora pediu para que as casas fossem humildes porque deveriam ser, apenas, como “um quarto da Casa Mãe”.

Apesar de simples, em sua maioria, os membros da comunidade oferecem a estadia de coração aberto e feliz, porque sabem que os visitantes são os filhos amados de Maria.

Para melhor acomodação, os peregrinos podem trazer suas próprias roupas de cama e utensílios de higiene pessoal, como toalhas, sabonetes, etc.

Nos finais de semanas com feriados prolongados, para facilitar a acomodação, recomendam-se aos peregrinos que tragam também colchonetes. Nestes dias, o Vale da Imaculada Conceição recebe muitas pessoas.

No Vale tem hotéis?

Não. O Vale da Imaculada Conceição fica em uma fazenda, que pertence ao Senhor Antônio, pai da porta-voz de Nossa Senhora. Neste local, os visitantes se alojam, apenas, nas casas dos moradores, que compõem a comunidade.

Na cidade de Piedade dos Gerais, por sua vez, existem hotéis, que também são simples. Os peregrinos têm a liberdade de se acomodarem nos hotéis da cidade ou ficarem no Vale da Imaculada Conceição.

Contudo, recomenda-se que os visitantes fiquem no próprio Vale da Imaculada Conceição, porque a graça envolve cada detalhe daquele humilde lugar. É preciso ter a consciência, ao ir ao Vale, que não se trata de um simples passeio, é mais... , é ter uma experiência com o Amor de Deus por nós.

Como vive a Comunidade Fraterna?

A Comunidade Fraterna vive da Providência Divina. Não é permitido a ninguém pedir nada aos peregrinos além de orações. Além disso, é terminantemente proibido qualquer tipo de comércio no local, inclusive oculto.

Por que no Vale não existe comércio?

No Vale não existe comércio, isso foi um pedido de Nossa Senhora no início das aparições. A missão da Comunidade formada no Vale exige, para ser bem cumprida, que não haja comércio e os membros da comunidade vivam da Providência de Deus. Desde o início da comunidade, Maria ensina que tudo deve ser feito com amor e simplicidade, sem qualquer interesse, senão o bem do próximo. A Mãe ensina que a caridade e o amor devem estar em primeiro lugar.

Se não existe comércio, como os romeiros se alimentam?

As refeições – café da manhã, almoço e jantar – são servidas a todos os moradores e visitantes gratuitamente. Maria ensina a fazer tudo na simplicidade, na unidade e no amor.

Os visitantes têm que seguir os horários da comunidade?

Os visitantes têm liberdade para participar de todos os momentos de orações, de participar dos trabalhos da comunidade, conhecer o local das aparições, de ir a cidade, de conversar com qualquer morador e são convidados pela Mãe Imaculada a ouvir as mensageiras do Céu.

Quais são os momentos de orações ?

  1. Às 6h toque do sino;
  2. Oração da Manhã, às 6:30hs; Em seguida é servido o café da manhã no refeitório comunitário;
  3. Terço da Anunciação e louvor no local das aparições, às 7:30hs;
  4. Oração da refeição (antes do almoço), em média, às 11hs;
  5. Ao meio dia Terço da Luz;
  6. Aos sábado e domingo, às 13hs, louvor e Mensagem de Nossa Senhora no Monte das Aparições seguida da Oração do Terço;
  7. Terço da Misericórdia e do Triunfo, às 15hs, na capela São Francisco;
  8. Oração da refeição (antes do jantar), em média, às 16hs;
  9. Terço da Paixão, na igreja da cidade de Piedade dos Gerais, às 18h30m;
  10. Em seguida, por volta às 19hs, Missa ou celebração Eucarística (não tem a presença do sacerdote, mas de Ministros da Eucaristia);
  11. Louvor, oração do Terço Glorioso e Orações da Noite, após os membros da comunidade chegarem da missa, em média às 20:30hs, na capela São Francisco de Assis ou na Capela Sagrada Família (esta, quando o Vale se encontra com muitos visitantes).

A quem procurar quando chegar à comunidade?

Quando chegar ao Vale da Imaculada Conceição, recomenda-se, de início, que o peregrino entre na capela São Francisco e agradeça a Deus pela graça recebida de estar no Santuário da Mãe de Piedade.

Em seguida, procure qualquer membro da comunidade, que poderá orientar o visitante sobre a comunidade e o alojamento. Caso não encontre ninguém na capelinha, poderá se dirigir ao “Cantinho do Peregrino” que fica ao lado da capela São Francisco de Assim, ou à “Casa Mãe” , ou mesmo ir ao refeitório da comunitário que, certamente, a pessoa que estará trabalhando é um membro da comunidade.

Saibam que sempre terá alguém de braços abertos para fazer o acolhimento.

Quando acontecem as aparições?

As aparições acontecem aos sábados e domingos, por volta das 13 horas. Nas quartas-feiras com horário a confirmar.

Qual o horário da celebração da Santa Missa?

A Santa Missa é celebrada na cidade de Piedade dos Gerais, aos sábados às 19 horas e aos domingos às 10 e 19 horas. No Santuário da Mãe de Piedade ainda não se tem a celebração da Santa Missa. Contudo, a comunidade participa fervorosamente das celebrações que acontecem na cidade.

Como chegar ao Vale da Imaculada Conceição?

1) Com saída em Belo Horizonte/MG.

1.1) Por meio de empresas de ônibus:

       Pegar o ônibus da empresa Saritur na rodoviária central da cidade, às 7h e 16h todos os dias, com destino a Piedade dos Gerias - MG.

 

1.2 Por meio de carro ou especial:

       Dirija pela  Av. Amazonas, BR-381, Rod. Fernão Dias e MG-831. Aproximadamente uns 40 km encontrarão placas para a cidade Rio Manso. Após passar por esta cidade, irá encontrar placas da cidade de Bonfim e, em seguida, placas da cidade de Piedade dos Gerais.

       Piedade dos Gerais está distante de Belo Horizonte 100Km mais ou menos.

       O caminho é todo asfaltado e está indicado com placas. Mais detalhes, clique aqui.

 

2) Com saída da cidade de São Paulo/SP:

2.1) Por meio de empresas de ônibus:

     Pegar o ônibus com destino à Belo Horizonte até a Rodoviária Central. Chegando nesta cidade, pegar o ônibus da empresa Saritur, às 7h e 16h com destino a Piedade dos Gerias - MG.

 

2.2) Por meio de carro ou especial:

   Pegar a BR 040 – Fernão Dias sentido Belo Horizonte, seguir sentido MG-381 . Mais detalhes, clique aqui.

 

3) Com saída da cidade do Rio de Janeiro/RJ:

3.1) Por meio de empresas de ônibus:

     Pegar o ônibus com destino à Belo Horizonte. Chegando nesta cidade, pegar o ônibus da empresa Saritur, às 7h e 16h; com destino a Piedade dos Gerias – MG.

 

3.2) Por meio de carro ou especial :

     Dirija de Rod. Washington Luiz e BR-040 até Belo Horizonte, seguir sentido BR-381, Rod. Fernão Dias e MG-831. Mais detalhes, clique aqui.

 

4) Com saída da cidade do Brasília/DF:

4.1) Por meio de empresas de ônibus :

     Pegar o ônibus com destino à Belo Horizonte. Chegando nesta cidade, pegar o ônibus da empresa Saritur, às 7h e 16h; com destino a Piedade dos Gerias – MG.

 

4.2) Por meio de carro ou especial :

     Pegar a BR 040  até Belo Horizonte. Dirija pela  Av. Amazonas, BR-381, Rod. Fernão Dias e MG-831. Aproximadamente uns 40 km encontrarão placas para a cidade Rio Manso. Após passar por esta cidade, irá encontrar placas da cidade de Bonfim e, em seguida, placas da cidade de Piedade dos Gerais.

       Piedade dos Gerais está distante de Belo Horizonte 100Km mais ou menos.

       O caminho é todo asfaltado e está indicado com placas. Mais detalhes, clique aqui.

 

Telefone de contato

Enéas: (31) 8247 1245

Magno: (31) 8300 8913

 

radio

Canal de Comunicação Oficial das Aparições de Nossa Senhora de Piedade, no Santuário da Mãe de Piedade ( Vale da Imaculada Conceição) em Piedade dos Gerais - MG .  ©  2012 - 2017 Todos os direitos reservados.

Contato:
Romarias Equipe do Site Perguntas Frequentes Endereço do Vale Pedidos de Oração Inscrever-se no Apostolado

Informações: (31) 3721-3966 (Fixo) / 9 8431-0338 (Claro) / 9 9908-3966 (Vivo) 
Mensagens de Nossa Senhora via WhatsApp : 31 9 8305-0376